Contabilidade para E-Commerce: O que você perde não tendo uma

Como funciona uma contabilidade para e-commerce? Será que existem contabilidades especializadas nesse ramo? 

Essa é a pergunta que muitos empreendedores e autônomos fazem quando o assunto é manter a casa em dia com a Receita Federal.

Com a popularização da internet nos últimos anos, muitas portas foram abertas, tanto para a comunicação quanto para o aperfeiçoamento de diversas atividades profissionais. 

Isso também abriu as portas para as vendas pela internet e, na pandemia, se intensificou ainda mais. 

De acordo com o relatório da Neotrust, no primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período de 2020.

O mesmo relatório aponta que foram gerados mais de R$ 35,2 bilhões  em e-commerce de janeiro a março deste ano, resultado que representa um aumento de 72,2% na comparação com o ano anterior.

Ignorar uma contabilidade para e-commerce pode trazer problemas

Porém, ao mesmo tempo que hoje é muito mais fácil vender pela internet e trabalhar com e-commerce e Marketplace, muitos ignoram a importância de uma contabilidade especializada para gerir a rotina fiscal e contábil dessa empresa digital.

Isso pode trazer sérias consequências que nem sempre o empreendedor tem conhecimento. Veremos um pouco sobre elas logo mais e te mostraremos como evitá-las.

Você não é um desses, afinal, se você chegou até esse artigo, você está a procura de deixar tudo em ordem para justamente não ter que passar por nenhuma dor de cabeça depois, não é verdade?

Por isso, queremos mostrar de forma detalhada como uma contabilidade que entende o seu dia-a-dia e que sabe exatamente todos os minuciosos detalhes para facilitar o seu dia pode ser a melhor escolha que você irá tomar para o seu negócio.

Uma dica que deixamos de cara: 

Embora haja, no mercado, inúmeras contabilidades que certamente oferecem serviços de alta qualidade para os mais diversos tipos de empresa…

Muitas delas não necessariamente conhecem a realidade do empreendedor digital, ou seja, a sua realidade.

Por isso, fazemos questão de reforçar a importância de uma contabilidade que de fato vai saber como te ajudar na prática.

O que você perde ao não ter uma contabilidade especializada em e-commerce?

Vejamos alguns pontos cruciais que prejudicam a vida de um empreendedor de e-commerce que não contrata uma contabilidade especializada:

Você perde assertividade

Quando um erro acontece, como, por exemplo, o envio de um produto errado ou com defeito para um cliente, naturalmente você precisa arcar com o prejuízo e enviar outro para garantir a satisfação dele.

Porém, quando isso acontece na gestão contábil do seu negócio, as coisas podem ficar realmente complicadas.

Você não quer ser pego da noite para o dia com uma autuação da Receita Federal e ter que arcar com multas por causa de um erro contábil, não é?

Sem uma contabilidade especializada, isso pode se tornar realidade. 

Por isso, é importante que você realmente conte com um contador que conhecerá a rotina financeira do seu negócio…

Que saberá como atuar para deixar tudo nos conformes e que utilizará das melhores ferramentas ao seu dispor para garantir a assertividade em todos os trâmites contábeis do seu e-commerce.

A expertise do seu contador é o que tornará seu negócio mais competitivo e menos sujeito a riscos fiscais e contábeis que podem comprometer a integridade da sua loja digital.

Você perde clientes

Sem uma contabilidade para e-commerce, você também terá menos tempo para sua venda e, consequentemente, para os seus clientes. 

Sabe por quê?

Porquê você terá que dedicar parte do seu tempo todos os dias para cuidar da gestão financeira do seu negócio. 

Ou seja:

  • Acompanhar entradas e saídas;
  • Clientes pagantes e inadimplentes;
  • Boletos dos serviços que você utiliza em seu negócio;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Pagamento de funcionários;
  • Análise de projeção de lucros;
  • Análise dos prejuízos;
  • Etc.

Digamos que, das 8 horas diárias que você se dedica integralmente ao seu negócio, 3 horas por dia você precisa cuidar de tudo isso…

  • Em 5 dias, já foram 15 horas…
  • Em 10 dias, 30 horas…
  • Em 20 dias, 60 horas
  • Em 1 mês, 90 horas.

Quantos clientes você poderia atender ou conquistar com essas 90 horas por mês que você teria que se dedicar cuidando da saúde financeira do seu negócio?

Uma contabilidade especializada em e-commerce pode cuidar da gestão financeira do seu negócio de forma que sua única preocupação será com suas vendas e com o crescimento do seu e-commerce.

Tenho certeza que é isso que você quer, não é?

Agora, se você resolver cuidar disso sozinho, você dará margem para que os seus potenciais clientes acabem adquirindo o mesmo produto em lojas concorrentes, visto que essas lojas podem já estar contando com uma contabilidade que cuida de tudo isso para elas.

Você perde dinheiro

Ninguém gosta de perder dinheiro. Isso, no entanto, para quem trabalha com e-commerce, é inegociável.

Mas como vimos acima, sem uma contabilidade especializada, esse risco é real, afinal, se não há tempo para focar nos clientes, consequentemente não haverá vendas.

Só que não é só isso. Alguns empreendedores digitais perdem dinheiro por não possuir uma contabilidade especializada e acabam pagando mais impostos do que deveriam.

Além disso, além da carga tributária mais alta, alguns correm o risco de pagarem multas por não conseguirem manter em dia a regularidade do seu negócio.

E não são multas pequenas não… São multas severas que variam de acordo com o grau de inconsistências identificadas pela Receita Federal.

Já imaginou se você perde milhares de reais de um dia para o outro por causa de uma multa como essa?

Ninguém quer passar por esse pesadelo. É por isso que é tão importante valorizar um contador que entende de e-commerce, pois ele vai te livrar desse tipo de problema.

Assim, você fica seguro para cuidar do seu negócio enquanto o seu contador cuidará de toda a parte burocrática para manter tudo em dia com a Receita Federal e outros órgãos municipais, estaduais e federais.

Você perde um parceiro de alto nível para o seu negócio

Uma contabilidade para e-commerce conseguirá enxergar no detalhe as oportunidades tributárias para o seu negócio e, além disso, trará insights que certamente te ajudarão a potencializar a gestão do seu negócio.

Não se trata somente de deixar tudo em dia. Trata-se, na verdade, de ter um parceiro à sua disposição para tornar sua vida mais tranquila e seu negócio mais próspero.

E isso certamente vale muito mais do que correr o risco de tocar o barco sozinho, não é verdade? 

Ainda mais depois que você viu todos os riscos que você corre sem ter um contador especializado para seu e-commerce.

Você sabia que a ContDeal é uma contabilidade especializada em empreendedores digitais como você?

Nossos especialistas conhecem todos os detalhes mais minuciosos para cuidar do seu negócio digital e contam com mais de 15 anos de experiência no mercado para fazer sua empresa decolar de verdade.

Quer saber como podemos te ajudar? É fácil: é só clicar aqui e falar com a gente no WhatsApp. 

Estamos online para bater um papo com você e te mostrar ainda mais vantagens que certamente farão a diferença para o seu dia-a-dia.

Você conhece outras pessoas que também trabalham com e-commerce? Então te convido a compartilhar esse artigo com elas. Temos certeza que elas irão te agradecer por isso.

Até a próxima!



Deixe uma resposta